O Sol, o doador da vida, representa a nossa mente consciente na Astrologia. Representa a nossa vontade de viver, a nossa identidade e a nossa força vital criativa.
Assim como os planetas giram em torno do Sol em nosso sistema solar, nós obtemos o nosso propósito de vida através do Sol em nossos mapas natais. O Sol é o nosso ego. É também o nosso “adulto” – a parte de nós que censura a nossa “criança interior”, que raciocina e toma as decisões finais. O Sol é a nossa identidade básica, representando a autorrealização.
Quando lhe perguntam: “Quem é você?”, e você passou suas estatísticas básicas e ocupação, provavelmente as suas respostas incluirão uma descrição do seu Sol. Ele também representa a nossa vitalidade. O Sol nos dirige e pode ser considerado “o chefe” do nosso mapa.
O Sol é tão importante no mapa, que as pessoas mais felizes nesta terra são aquelas que se identificam (mas não exageradamente) com a expressão do Sol. Embora alguém possa pensar que as características de seu Sol viriam facilmente para eles, a verdade é que o Sol mostra o que estamos aprendendo a ser. É muito importante lembrar que o Sol representa a razão em oposição ao instinto (sendo o instinto o seu oposto complementar – a Lua).
O Sol reflete o presente ou o “aqui e agora”, enquanto a Lua infunde o passado em nossas vidas por meio dos sentimentos.
Quando estamos “atuando” o nosso Sol, somos determinados, direcionados, otimistas, confiantes e criativos. Do lado negativo, podemos ser arrogantes, obstinados e orgulhos demais, egoístas e críticos. Pode ser que nos falte energia e motivação para alcançar os nossos objetivos e realizar os nossos planos.
No mapa natal, a posição do Sol por signo do zodíaco representa o seu propósito de vida e o estilo com que você deixa a sua marca no mundo.
Por casa, a posição do Sol mostra onde as nossas personalidades brilham. As áreas da vida associadas a essa casa revelam os tipos de experiências que contribuem para o nosso senso de individualidade e moldam o nosso senso de orgulho. Essas áreas da vida são aquelas nas quais procuramos expressar e focar as nossas qualidades do signo solar.
Curiosidades:
– O Sol rege o signo de Leão e a casa 5
– Fica exaltado no signo de Áries, exilado no signo de Aquário e em queda no signo de Libra
– Nunca fica retrógrado
– É associado ao coração e ao plexo solar
– Seu símbolo mostra o círculo do Espírito, indicando potencialidade, focalizado num ponto ou ponto central. Também podemos vê-lo como um símbolo da totalidade ou do nosso eu interior.
– No tarot, ele é representado pelo arcano XIX de mesmo nome